Web Toolbar by Wibiya
Pesquise nas Escrituras
[ Ex.: graça | Ex.: Gn 1:1-10 ]
VOCE ESTA OUVINDO AO VIVO A RADIO UNIÃO MUSICAL, AQUI OUVE AS MELHORES MUSICAS DO PLANETA, VENHAM ATE NOS NO SAITE http://xat.com/EmoPlaceradiomusical. DJS:DJ MADEIRA-DJ LAURA-DJ ANTERO-DJ VERA-DJ ALEX DJ JONHIE DJ MANA DJ ANGEL
moving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Logo Design by FlamingText.com

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Culinaria e doçarias

Carne de Vinho e Alhos

Ingredientes:

  • 1 kg de carne de porco
  • 2 chávenas de vinagre de uvas
  • 10 dentes de alho

  • Fatias de Pão
  • Sal grosso q.b.
  • Louro
  • Pimenta
  • Mangerona
  • Segurelha

Modo de Preparar:

  1. Cortar a carne em pedaços pequenos e deitar sal.
  2. No dia seguinte fazer a marinada com o vinagre, alho, louro, pimenta e as ervas.
  3. Deitar a carne numa púcara de barro e deixar marinar pelo menos três dias.
  4. Vai a fritar com a própria marinada que depois vai a acompanhar o pão, que é frito na própria cozedura, a batata doce assada, o milho frito e as rodelas de laranja.

bolo de mel da ilha da madeira



Composiçao



preparaçao









Na véspera do dia em que se vai preparar o bolo, compra-se o pão em massa no padeiro ou prepara-se o fermento com 250 g de farinha, 1 dl de água tépida e 10 g de fermento de padeiro.

Envolve-se o pão (ou o fermento) num guardanapo depois de passado por farinha e deixa-se ficar em sítio quente de um dia para o outro.

No dia seguinte, peneiram-se as especiarias previamente pisadas; cortam-se as amêndoas, as nozes e o cidrão em bocados; dissolve-se o bicarbonato no vinho da Madeira; derretem-se as gorduras no mel quente; raspa-se a casca das laranjas e espreme-se o sumo.

Peneira-se a farinha e o açúcar para dentro de um alguidar grande, faz-se uma cova ao meio e deita-se aí a massa de fermento; depois vai-se "apagando" o fermento com a farinha, amassando.

Quando a farinha e o fermento estiverem bem misturados, começa-se a juntar o mel apenas morno (juntamente com as gorduras) e vai-se amassando.

Depois de se ter adicionado todo o mel, juntam-se os frutos preparados, o vinho da Madeira com o bicarbonato, o sumo e a raspa das laranjas e as especiarias. Amassa-se até a massa se desprender do alguidar. Abafa-se com um pano e um cobertor e deixa-se levedar em sítio morno, a uma temperatura sempre igual, durante 3 a 4 dias.

Depois divide-se a massa em porções de 250, 500 ou 750 g conforme o tamanho dos bolos. Deitam-se estas porções de massa em formas redondas, direitas e baixas e muito bem untadas e leva-se a cozer em forno bem quente, depois de se ter enfeitado a superfície com meias nozes, ou amêndoas ou bocados de cidrão.

Querendo, pode-se reduzir a quantidade de nozes ou de outros ingredientes caros; nesse caso aumentam-se as especiarias dando lugar a outro tipo de bolo, o bolo podre. Os primeiros são mais saborosos e os segundos mais apimentados.

Depois de cozidos e frios, embrulham-se em papel vegetal ou celofane e guardam-se em caixas.

Estes bolos podem conservar-se durante um ano inteiro.

Mandava a tradição, que ainda hoje vigora nalguns casos, que o bolo de mel fosse preparado no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, para estar bom no Natal, festa de que este bolo faz parte integrante. É neste dia, 8 de Dezembro, que começam os preparativos para a festa (Natal), e se partem os últimos bolos que restaram da fornada do ano anterior. Por estes motivos é dia de grande azáfama e alegria.


Sem comentários:

Enviar um comentário