Um dos pontos mais conhecidos do município é o Curral das Freiras, uma pequena localidade no fundo de um vale, cujo nome advém das freiras de Santa Clara, que aqui viveram. Esta povoação poderá ser melhor observada a partir do Miradouro da Eira do Serrado, situado a uma altura de 1095 metros.
Este concelho oferece também algumas das melhores panorâmicas da ilha, através do Miradouro do Cabo Girão, o qual se encontra sobre o promontório mais alto da Europa (580 metros), e de onde se pode apreciar a paisagem entre a capital da Madeira e o Estreito da Câmara de Lobos. A partir do Miradouro do Pico da Torre poderá vislumbrar a pitoresca sede de concelho e algumas das suas freguesias.
Outro dos locais interessantes para visitar são a Fajã dos Padres, que apesar de ser pouco povoada é um animado local com restaurantes e fantásticas condições para desportos aquáticos. No que refere a monumentos, é de salientar a Igreja Matriz quinhentista da sede de concelho, alterada no século XVIII, e a Capela da Nossa Senhora Imaculada Conceição, também denominada como Capela de Nossa Senhora do Calhau, construída no século XVI.
Neste concelho, um dos primeiros a ser cultivado no arquipélago, podemos encontrar as vinhas que dão origem ao tão célebre Vinho da Madeira. Ao seu porto chega regularmente o peixe espada preto, pescado pelos pescadores locais, que é um dos produtos mais importantes utilizados na gastronomia tradicional madeirense. Outras especialidades gastronómicas do município são a gata e a sapata, ou seja, o bacalhau de Câmara de Lobos, e a espetada de carne.