Web Toolbar by Wibiya
Pesquise nas Escrituras
[ Ex.: graça | Ex.: Gn 1:1-10 ]
VOCE ESTA OUVINDO AO VIVO A RADIO UNIÃO MUSICAL, AQUI OUVE AS MELHORES MUSICAS DO PLANETA, VENHAM ATE NOS NO SAITE http://xat.com/EmoPlaceradiomusical. DJS:DJ MADEIRA-DJ LAURA-DJ ANTERO-DJ VERA-DJ ALEX DJ JONHIE DJ MANA DJ ANGEL
moving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html codemoving image by marquee html code
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Logo Design by FlamingText.com

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

RIBEIRA BRAVA



A Ribeira Brava é um município português na ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira, com sede na freguesia homónima. Tem 65,40 km² de área e 13 362 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município deSão Vicente, a leste por Câmara de Lobos, a oeste pela Ponta do Sol e a sul tem litoral no oceano Atlântico.A Ribeira Brava é o mais novo concelho do arquipélago da Madeira, criado a 6 de Maio de 1914, por desmembramento dos concelhos da Ponta do Sol e Câmara de Lobos. Condição que lhe foi conferida graças aos esforços do visconde Francisco Correia Herédia e, também, do constante aumento demográfico.Possui um clima temperado mediterrânico, com Verões a atingir em média 27°C e Invernos também amenos, à volta dos 16°C.




Situado a apenas quinze quilómetros do Funchal, o município da Ribeira Brava possui um património cultural do qual fazem parte a Igreja Matriz, uma pequena fortificação, o Forte de São Bento da Ribeira Brava, o Museu Etnográfico da Madeira, instalado numa antiga casa que funcionou, a partir do século XIX, como engenho de moagem de cana de açúcar e produção de aguardente e um pequeno núcleo museológico, dedicado a arte sacra, onde se encontra o tesouro da Matriz.

Quanto ao relevo, este apresenta-se bastante acidentado, dominado por vales profundos e com desníveis abruptos. Os pontos mais elevados são o Pico Grande e o Pico do Cerco, respectivamente 1.675 e 1.586 metros.



As freguesias de Ribeira Brava são:

Podemos ainda encontrar a antiga moradia do fundador do Concelho, Francisco Correia de Herédia, visconde da Ribeira Brava. No antigo solar, datado dos séculos XVIII/XIX, encontra-se a funcionar o edifício da Câmara Municipal, possuindo no seu interior um magnífico jardim, com inúmeras espécies naturais.


Campanário - Esta freguesia é caracterizada por ser muito populosa. Um ilhéu, no mar, tem a forma de campanário de uma igreja e teria sido ele a dar o nome aquela localidade. Chegou a haver aqui um modesto cais de desembarque.


Ribeira Brava - Sendo uma dos mais antigos locais da região, esta freguesia desde cedo assumiu-se como eixo de ligação com a parte norte e oeste da ilha. Foi dotada logo de início por um pequeno porto que fazia as ligações de mercadorias para o Funchal.

Serra de Água - Esta freguesia foi doada de sesmarias a um dos descedentes de Zarco: Helena Gonçalves. Esta localidade foi, durante muitos anos, abundante em madeiras, ao contrário das localidades ribeirinhas.

Tabua - Esta é a freguesia menos populosa do concelho. No início pertencia antes ao concelho da Ponta de Sol, passando mais tarde para dentro dos limites do concelho 



SÃO VICENTE


São Vicente é um municipio portugês na ilha da madeira, Região Autonoma da Madeira, com sede na freguesia homónima. Tem 78,82 km² de área e 5 721 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a leste pelo município deSantana, a sul por Câmara de LobosRibeira BravaCalheta e Ponta do Sol, a oeste pelo Porto Moniz e a norte tem litoral nooceano Atlântico.
Provavelmente, o povoamento de São Vicente ocorreu em meados do século XV, tendo sido colonizado mais tarde do que a encosta sul da ilha por razões de maior fertilidade e facilidade de desbravamento desta última.
Foi neste concelho que nasceu o ilustre escritor madeirense Horácio Bento de Gouveia, nomeadamente na freguesia de Ponta Delgada.
Os primeiros locais a serem povoados terão sido São Vicente e Ponta Delgada, respectivamente.
O progressivo aumento da sua população terá contribuído para o desmembramento de São Vicente da capitania de Machico, sendo elevada a vila e sede de concelho, por alvará régio de 23 de Agosto de 1774. As actuais freguesias do Porto MonizSeixalArco de São Jorge e São Jorge estiveram sobre a sua alçada.
Em 1835, uma reestruturação conduziu ao aparecimento de dois novos municípios, Santana e Porto Moniz, o que fez reduzir a área do concelho de São Vicente. Porém, esta situação durou pouco já que, por decreto, em 1867 São Vicente regressa à extensão inicial. Novamente, em 1898, com o restabelecimento dos municípios extintos, o concelho volta à actual área.
São Vicente possui um clima oceânico, com uma temperatura média que ronda os 24°C no Verão e os 17 °C no Inverno.
Actualmente, o concelho regista um desenvolvimento do sector turístico, aliado ao turismo rural.
Quanto ao relevo apresenta uma morfologia bastante acidentada, tendo algumas elevações com altitudes superiores a 1000 m, como a Bica da Cana (1620 m), o Paul da Serra (1445 m), o Pico do Cedro (1026 m), a Rocha Negra (1299 m), o Estreitinho (1094 m) e o Casado (1725 m).
No sector terciário predominam as actividades ligadas ao pequeno comércio e aos serviços de hotelaria.
Como recursos hídricos são de destacar a ribeira de São Vicente e a Ribeira Grande.
Já no sector secundário tem-se as indústrias de mobiliário, artefactos, cimento, panificação e extracção de inertes e areias.
Por fim, no sector primário sobressai o cultivo de leguminosas para grão, batata, horta familiar, frutos frescos e vinha. De destacar, também, alguma importância à pecuária, nomeadamente na criação de aves, suínos e caprinos.
Cerca de 68% do seu território é coberto por floresta.