A Ribeira Brava é um município português na ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira, com sede na freguesia homónima. Tem 65,40 km² de área e 13 362 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município deSão Vicente, a leste por Câmara de Lobos, a oeste pela Ponta do Sol e a sul tem litoral no oceano Atlântico.A Ribeira Brava é o mais novo concelho do arquipélago da Madeira, criado a 6 de Maio de 1914, por desmembramento dos concelhos da Ponta do Sol e Câmara de Lobos. Condição que lhe foi conferida graças aos esforços do visconde Francisco Correia Herédia e, também, do constante aumento demográfico.Possui um clima temperado mediterrânico, com Verões a atingir em média 27°C e Invernos também amenos, à volta dos 16°C.
Situado a apenas quinze quilómetros do Funchal, o município da Ribeira Brava possui um património cultural do qual fazem parte a Igreja Matriz, uma pequena fortificação, o Forte de São Bento da Ribeira Brava, o Museu Etnográfico da Madeira, instalado numa antiga casa que funcionou, a partir do século XIX, como engenho de moagem de cana de açúcar e produção de aguardente e um pequeno núcleo museológico, dedicado a arte sacra, onde se encontra o tesouro da Matriz.
Quanto ao relevo, este apresenta-se bastante acidentado, dominado por vales profundos e com desníveis abruptos. Os pontos mais elevados são o Pico Grande e o Pico do Cerco, respectivamente 1.675 e 1.586 metros.
As freguesias de Ribeira Brava são:
Podemos ainda encontrar a antiga moradia do fundador do Concelho, Francisco Correia de Herédia, visconde da Ribeira Brava. No antigo solar, datado dos séculos XVIII/XIX, encontra-se a funcionar o edifício da Câmara Municipal, possuindo no seu interior um magnífico jardim, com inúmeras espécies naturais.
Campanário - Esta freguesia é caracterizada por ser muito populosa. Um ilhéu, no mar, tem a forma de campanário de uma igreja e teria sido ele a dar o nome aquela localidade. Chegou a haver aqui um modesto cais de desembarque.
Ribeira Brava - Sendo uma dos mais antigos locais da região, esta freguesia desde cedo assumiu-se como eixo de ligação com a parte norte e oeste da ilha. Foi dotada logo de início por um pequeno porto que fazia as ligações de mercadorias para o Funchal.
Serra de Água - Esta freguesia foi doada de sesmarias a um dos descedentes de Zarco: Helena Gonçalves. Esta localidade foi, durante muitos anos, abundante em madeiras, ao contrário das localidades ribeirinhas.
Tabua - Esta é a freguesia menos populosa do concelho. No início pertencia antes ao concelho da Ponta de Sol, passando mais tarde para dentro dos limites do concelho
Sem comentários:
Enviar um comentário