quinta-feira, 27 de outubro de 2011
SÃO VICENTE
São Vicente é um municipio portugês na ilha da madeira, Região Autonoma da Madeira, com sede na freguesia homónima. Tem 78,82 km² de área e 5 721 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a leste pelo município deSantana, a sul por Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Calheta e Ponta do Sol, a oeste pelo Porto Moniz e a norte tem litoral nooceano Atlântico.
Provavelmente, o povoamento de São Vicente ocorreu em meados do século XV, tendo sido colonizado mais tarde do que a encosta sul da ilha por razões de maior fertilidade e facilidade de desbravamento desta última.Foi neste concelho que nasceu o ilustre escritor madeirense Horácio Bento de Gouveia, nomeadamente na freguesia de Ponta Delgada.
O progressivo aumento da sua população terá contribuído para o desmembramento de São Vicente da capitania de Machico, sendo elevada a vila e sede de concelho, por alvará régio de 23 de Agosto de 1774. As actuais freguesias do Porto Moniz, Seixal, Arco de São Jorge e São Jorge estiveram sobre a sua alçada.
Em 1835, uma reestruturação conduziu ao aparecimento de dois novos municípios, Santana e Porto Moniz, o que fez reduzir a área do concelho de São Vicente. Porém, esta situação durou pouco já que, por decreto, em 1867 São Vicente regressa à extensão inicial. Novamente, em 1898, com o restabelecimento dos municípios extintos, o concelho volta à actual área.
São Vicente possui um clima oceânico, com uma temperatura média que ronda os 24°C no Verão e os 17 °C no Inverno.Actualmente, o concelho regista um desenvolvimento do sector turístico, aliado ao turismo rural.
No sector terciário predominam as actividades ligadas ao pequeno comércio e aos serviços de hotelaria.Como recursos hídricos são de destacar a ribeira de São Vicente e a Ribeira Grande.
Já no sector secundário tem-se as indústrias de mobiliário, artefactos, cimento, panificação e extracção de inertes e areias.
Por fim, no sector primário sobressai o cultivo de leguminosas para grão, batata, horta familiar, frutos frescos e vinha. De destacar, também, alguma importância à pecuária, nomeadamente na criação de aves, suínos e caprinos.
Cerca de 68% do seu território é coberto por floresta.
Subscrever:
Mensagens (Atom)